A vontade é um tempo que não passa

Thayssa Maluff

Por Linda Benitez

O lance é que eu, desde sempre, quis saber nadar. Lógico, com a auto estima no pé, nunca me achei capaz e fui em busca de simpatias, porque escola de natação era longe até no sonho.  Eu disfarçava que sabia. Mas, nunca soube. Um dia, fui no rio, perto de uns índios, e contei, em segredo, pra indiazinha que me levou na avó. Ela era tipo tudo da aldeia. A velha me deu cinco lambaris vivos:

– Se você engolir esses peixinhos eles vão guiar você pelos rios.

Engoli. Nada aconteceu.

Anos e anos disfarçando. Bebendo cerveja na borda..Tipo “mergulha você, depois eu vou”.

Nada. Não sabia mesmo!

Já estou com 49. E agora? Morando aqui em Búzios, 27 praias em volta. Que que eu vim fazer aqui? Aprender a nadar. Arrumei uma escola. Todo dia, tenho aula.. Coloco a boinha,  a nadadeira. Aprende a respirar, dá o toco no professor, enfim… aluna. Humildemente, aluna. Como ensinaria a Ana..Aluno quer dizer sem luz…sem a luz de saber nadar que nem os lambaris que eu engoli.  Mas estou indo, viu? Hoje, aprendi a mexer os braços com aquele movimento lindo que o cotovelo volta em 45 graus, sabe? Ai gente, o bom é que to querendo aprender. Isso que é legal!

Comprei até um maiô azul meio Esther Williams. Estilo agora não me falta, e fui pra escola. Meus colegas de aula têm 4 ou 5 anos, quando não são bebês. O Joaquim quer nadar comigo porque sabe que vai ganhar de mim.

Então, nunca é tarde pra ser amiga do Joaquim.

Na vida, ás vezes é bom boiar. Mesmo que você não saiba. O Joaquim  sabe.

Comer peixe vivo pode ser poético, mas não resolve.

Linda Raquel Benitez escreve a coluna Vida Linda para o Blink News. Ela conta o que aprende com tudo o que vê e vive; relata impressões e ideias da vida e do dia a dia. Empresária, produtora cultural e design de eventos, Linda é campo-grandense e vive, atualmente, em Búzios (RJ). É casada, tem dois vira-latas e estuda filosofia.
Foto: Milena Rodrigues
Tagged:

11 Comments

  1. Silvia

    Achei o máximo sua coluna . Te amo
    E senta que lá vem histórias ♥️😍

  2. Áttila Gomes

    Menina de notável talento. Grande abraço e sucesso.

  3. É assim que eu imaginava sua coluna, grande amiga Linda Benitez. Histórias e acontecimentos reais, contados francamente e surpreendente, na sua linguagem de um humor típico, que vem misturada com pensamentos filosóficos.

    A primeira historia tambem mostra uma falha no sistema de educação. Ensinar nadar e papel da Escola pública, pelo menos na minha terra. Tem aulas semanais desde o primeiro ano na Suíça.
    Bom…. o Brasil tem muito mais água para se afogar, né. Claro. Só a pequena Suica, que cabe 5 vezes no estado de Mato Grosso do Sul, tem 1500 Lagos e centenas de rios.
    O lado triste é que o Brasil está mundialmente em terceiro lugar, com 29 pessoas afogadas por 1 milhão de habitantes. A Suíça tem 5 afogados por 1 milhão de habitantes. Aí… já recebi o argumento que o verao suíço é mais curto e ninguém vai nadar na época de neve.
    Vai sim! Em uma das 300 piscinas internas cobertas, que tem em cada idade com mais de 30’000 habitantes e onde aconteçam as aulas de natação das escolas.
    O detalhe: são financiadas e mantidas com dinheiro público.
    Sei que essa comparação não é nada poética. Mas tem a ver com a cultura de investir o dinheiro público de forma certa.
    O lado positivo: sem a falta de oportunidades para aprender a nadar na escola no Brasil, a gente não teria prazer de conhecer a linda história da Linda. Vou ler cada uma das histórias suas com muito prazer. É vou comprar o livro com todas as historias da sua coluna.
    Obrigado tambem a Alex, por abrir esse espaço para dar voz a essa figura Linda.

  4. Regina Conduru

    Muito show!!!!
    Adorei a parte dos lambaris vivos 🤣🤣🤣🤣🤣

  5. Leila

    Belíssimo texto! Parabéns Linda! Gosto dos Joaquins.. rss

  6. Bel

    Amo os textos da Lindinhaaaa e vê-la com sua coluna é radiante!!! São inspiradores e com olhar peculiar que só a Linda tem! É impressionante como ela consegue ver os meandros, os detalhes, as entrelinhas que jamais são vistas. Espero que seja o primeiro de muitos, estarei aqui semanalmente!!!

  7. Adriana Miqueloni

    Adorei o texto!!! Parabéns!!!

  8. Audrey

    Amei! Muito orgulhosa de conocer você Linda, parabéns pela coluna e para tudo o resto que você alcançou.

  9. Ronald Rosa

    Que baita presente este da Blink! Amo as reflexões expostas por bela Linda. Privilégio de poucos agora acessível num clique para mais. Um viva à graça da mulher corajosa.

  10. Jaqueline Sant’ Anna de Faria Santos

    Linda…
    Amei 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  11. Pammela

    Texto lindo vindo de gente Linda! Dá vontade de fazer pipoca pra deliciar! Baita aquisição Blink! Parabéns!!! Para ambas! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Reply