PODCAST Especial CG: Monumento Manoel de Barros

Vini Prado

Todo mundo que mora em Campo Grande conhece o nome Manoel de Barros. Pode ser que não consiga recitar nenhum poema de cor, mas com certeza sabe da importância cultural que eles nos traz.

Manoel de Barros nasceu em Cuiabá, mas se mudou para Campo Grande aos 13 anos de idade e de lá para cá fez história com seus poemas e suas impressionantes palavras.

Após seu falecimento, em 2014, o governo do estado encomendou uma escultura para homenagear o artista.

Quando ficou pronta veio a grande polêmica de onde instalar o monumento. O governo queria que fosse no canteiro da Afonso Pena, entre a Rui Barbosa e a 13 de maio, mas o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (Ihgmgs) se manifestou contrário, porque no local existe um sítio arqueológico militar.

Depois de muita discussão, a escultura foi entregue no canteiro da Afonso Pena, próximo da esquina com a Rui Barbosa, sob a árvore centenária que ali está.

Depois da inauguração, se tornou um ponto chave para fotos e homenagens ao monumento. Teve gente até que foi pedida em casamento no local, ouvindo o recitar de um dos poemas mais lindos do autor.

É muito amor. Por Campo Grande, pela cultura, e pela noiva.

E você, que lembranças o monumento lhe traz? Comenta aqui.

Tagged: ,

Reply