PODCAST: Ouça a entrevista com Cristiane Bernardes sobre Glaucoma

Thayssa Maluff

Os cuidados com a saúde são uma preocupação que as vezes deixamos um pouco de lado. Seja pela correria do dia-a-dia no trabalho, ou cuidando da família, como também pelo tempo de espera ou custos com a consulta e tratamento.

Mas tem coisas que não podemos deixar passar, e uma delas é o cuidado com a visão. Neste domingo (26) teremos o dia Nacional de Combate ao Glaucoma, data que foi criada para conscientizar a população da importância do diagnóstico precoce.

O glaucoma é a segunda maior causa de cegueira irreversível no mundo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, em 2020, 80 milhões de pessoas terão glaucoma, e em 2040 o número sobe para 111 milhões de pessoas no mundo.

Aqui em Campo Grande teremos ações para a conscientização e educação, assim como o diagnóstico e encaminhamento para tratamento no sábado.

Por isso, recebemos no #CafécomBlink desta quinta-feira (23), a diretora do Banco de Olhos da Santa Casa, dra. Cristiane Bernardes que tirou muitas dúvidas sobre a saúde dos olhos de nossos ouvintes. Ouça a entrevista na íntegra.

Serviço:  

O núcleo de oftalmologia da Santa Casa, no dia 25 de maio vai desenvolver uma campanha de prevenção ao glaucoma, com aferição da pressão arterial, teste de glicemia, medida da pressão ocular, exame de fundo de olho, palestras sobre hábitos de vida saudáveis e distribuição de material informativo. Além de um simulador de glaucoma com óculos de realidade virtual.

É uma ação gratuita, voltada para a população campo-grandense e será na unidade do trauma da santa casa (entrada pela rua treze de maio), no dia 25 de maio das 8:00 às 16:00h. Não é necessário agendamento prévio.

Todo paciente com suspeita de glaucoma será encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde para exames complementares.

Reply