O benefício de dizer não Aprender a dizer “não”

Thayssa Maluff

Nesta segunda-feira (02) tivemos a presença do psicólogo Paulo Franklin Moraes Canezin para falar sobre a importância de falar não.

Por que dizemos sim quando queremos dizer não?

Essas são algumas perguntas que podemos nos fazer antes de mencionar um sim quando claramente queríamos nos recusar a fazê-lo.

• Que vantagens eu tenho em dizer sim, embora eu preferisse recusar?
• Quais são as desvantagens de um sim, em vez de dizer não?
• Quais teriam sido as piores consequências possíveis, e o quão realista é esse meu temor?
• Alguma vez sofri consequências desagradáveis em um situação semelhante por ter dito não?
• O que você pensaria de alguém dizendo “não” em tal situação? Eu poderia ter mais compreensão para ele do que para mim?

Não há dúvida: ser útil e estar sempre disponível é uma virtude que pode tornar a coexistência muito mais fácil. No entanto, se você tiver muito a fazer, deve poder dizer “não” às preocupações de outras pessoas.

Aprender a dizer “não” corretamente é o primeiro passo para parar o excesso de trabalho e gerenciar melhor o nosso tempo. No entanto, existem muitos outros benefícios de dizer não e saber como definir limites. Dizer não aos outros, rejeitando reivindicações e expectativas, muitas vezes significa “sim” para nós mesmos. Significa priorizar nossos desejos e necessidades e o que consideramos importante, por exemplo, sem interrupções. Para terminar, para fazer uma pausa, desfrutar de um dia de folga sem tarefas domésticas, passar tempo com amigos, o que for importante para nós.

Dizer não reduz o estresse

Em muitos casos, é um longo caminho para tentar reduzir o estresse. Você já concordou em fazer algo, mesmo que não queira realmente fazê-lo? Se assim for, então você definitivamente não está sozinho, isso acontece com todos. Ninguém está imune à pressão, às vezes dizemos sim em vez de dizer não e carregamos um fardo sobre nossos ombros. O estresse excessivo não é saudável e é a causa de muitas doenças. Aprender a dizer “não” é uma das maneiras mais fáceis de reduzir o estresse. Não custa nada, o único requisito é mudar o seu ponto de vista.

Reply