O peso dos seres humanos e o peso de tudo que eles produzem.

Padu Botelho

A revista Nature acaba de publicar um estudo interessantíssimo. Para responde a pergunta sobre a produção de matérias pelo homem semanalmente, a pesquisa da renomada revista cientifica chegou a uma conclusão surpreendente: Tudo que o homem tem produzido já equivale ao peso corporal de todas as pessoas que vivem na Terra.

Reprodução: Nature

Tudo que o homem produz nesse planeta é chamado de massa antropogênica. Essa massa, em 2020, vai superar a biomassa total do planeta, que é a massa de todos os seres vivos. Isto é, o nosso peso! Veja que chegamos ao absurdo de produzir 30 gigatoneladas (30 milhões de toneladas) de material por ano e, esse número não sofre redução a décadas, pelo contraio, ele cresce cada vez mais rapidamente.

Reprodução: Science Direct

Quanto pesa cada coisa que está sob esse planeta? Para fazer essa conta, você deve imaginar todos os carros, árvores, baleias, borboletas e bactérias do planeta. Ainda deve pensar no peso da água e do lixo. Assim se percebe a complexidade e dificuldades de um estudo dessa natureza. Por isso os cientistas trabalharam com estimativas aproximadas, para o peso, por exemplo, de todas as pessoas do planeta. O peso de tudo que produzimos no planeta e também o peso da humanidade é tão grande nesse momento, que alguns cientistas já estão chamando nossa época de Antropoceno.
As subdivisões em épocas:
Era Cenozóica – 66 milhões de anos atrás
Período Quaternário – 2,6 milhões de anos atrás
Época Holocena – 11.650 anos atrás (época atual)
Antropoceno é uma subdivisão da escala de tempo geológica proposta pelo químico atmosférico Paul J. Crutzen, ( Anthro significa “humano”, cene significa “novo”).

Tagged: ,

Reply