O que tem de bom pra hoje? Invenção brasileira e reflorestamento

Vini Prado

Capacete criado no Brasil pode salvar mais vidas contra covid

A gente tá ansioso pela liberação da vacina contra o coronavírus, mas enquanto ela não vem, os cientistas continuam a pesquisar e realizar experimentos para salvar vidas das pessoas infectadas, e no Ceará um experimento se provou muito útil e funcional.

Um capacete foi desenvolvido para ajudar na respiração de pacientes que apresentam quadro de insuficiência respiratória e esse capacete reduz a necessidade de internação na UTI em 60%.

O capacete possui uma cúpula transparente com tubos no pescoço do paciente, o aparelho consegue mandar o fluxo de gás contínuo pra oxigenar o sangue e expandir o pulmão.

Elmo, como foi batizado o capacete que diminui a necessidade de internar o paciente na UTI em até 60%

O capacete já estava em avaliação há alguns meses e agora a Anvisa autorizou a ser produzido em escala industrial.

A fabricação será de 50 por dia conforme os pedidos dos hospitais.

E por falar em oxigenação dos pulmões, vamos falar de…

… 1 tonelada de sementes que foram lançadas para reflorestamento

E a gente pode comemorar, porque mais uma área está para ser reflorestada.

No dia 16 de dezembro a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Quilombo Barra do Turvo recebeu uma tonelada de sementes que foram jogadas do ar através de 5 viagens de helicóptero.

A ideia é reflorestar uma área semelhante a 20 estádios de futebol.

O Vale da Ribeira fica no estado de São Paulo e já recebeu essas sementes que além de reflorestar a região, vai também fornecer alimentos para mais de 70 espécies de animais, pois a espécie escolhida foi a Palmeira Juçara – capa da matéria – que além de estar faltante na região, ainda tem frutos comestíveis para essas espécies de animais.

A Fundação Florestal afirma que esse é só o começo pois o objetivo é repovoar, em 10 anos, 50 mil hectares da região.

Agora que você já ficou sabendo de coisas legais hoje, seria muito bom compartilhar com todo mundo o que você leu, assim todo mundo começa 2021 muito bem.

Reply